Sobre Nós

Em junho de 1998, com a intenção de colaborar com as famílias de baixa renda, a comunidade da Paróquia Santo Antônio, a partir do trabalho da Pastoral da Criança e da liderança do Padre Ascenzo Venditti, foi mobilizada para unir esforços em prol de uma creche.

Dessa forma o trabalho teve início no salão paroquial, contando com 35 crianças que eram atendidas por voluntários e alguns funcionários, remunerados pela Paróquia.

A aceitação da comunidade foi tão grande, que o grupo foi desafiado a ampliar o atendimento, pois os pedidos por vagas foram aumentando gradativamente chegando a atender 80 crianças. O salão paroquial e as salas de catequese já não davam conta do atendimento, pois a realidade impunha a necessidade de uma estrutura física e humana mais adequada. Assim, surgiu a aquisição do terreno, situado ao lado do salão paroquial, onde foi edificado o prédio, que contou com investimentos de um colaborador da Itália (Monsenhor Franco) e da Paróquia Santo Antônio.

Juntamente com a estrutura física, o grupo regularizou a documentação da creche, registrando seu Estatuto Social em 19 de junho de 2000.

Em agosto de 2005, o Núcleo firmou convênio a Prefeitura Municipal de Santo André, dessa forma, a Entidade recebe mensalmente uma verba de acordo com o número de crianças matriculadas bem como apoio pedagógico.

No ano de 2006, adquirimos uma casa ao lado do Salão Paroquial com o restante da verba da construção da creche com a finalidade de obtermos recursos de sustentabilidade própria. Neste ano de 2008 concluímos nosso projeto com ajuda vinda da Itália do colaborador Monsenhor Franco.  O espaço foi equipado e assim inauguramos o que corresponde à futura Padaria Escola Santo Antônio, com a presença de algumas autoridades inclusive o Prefeito Sr. João Avamileno e demais convidados.

Com a renovação do Estatuto Social e aproveitando esse momento, mudamos a razão social com a finalidade de desenvolver atividades que beneficiem a entidade a encontrar recursos próprios sem ferir ou deixar de ser uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica.

Em outubro de 2008 a Padaria Escola iniciou suas atividades a principio em fase experimental para atender as necessidades da comunidade até adquirir o alvará de funcionamento e abertura definitiva para comercialização.

A Associação Madre Tereza de Calcutá amplia seu espaço com o projeto de unificação dos prédios e aguarda desenvolver novas atividades que envolverão a comunidade.

Ainda com tantas dificuldades, mesmo as que mais atingem as classes sociais, como a crise internacional do mercado financeiro, o terceiro setor, busca alternativas para garantir o direito das entidades darem continuidade em seus projetos sociais.

A Feasa (Federação das entidades assistenciais de Santo André) e a Rebrates, vem desenvolvendo diversas ações para efetiva participação da sociedade civil na formulação de políticas e no controle das ações em todos os níveis, em defesa das entidades assistenciais no que diz respeito o (PL 3021) (Projeto de Lei) a concessão ou renovação do Cebas (Certificado de Entidade Brasileira da Assistência Social).

No ano de 2016 com a renúncia do Presidente Padre Ascenzo Venditti, a Mitra Diocesana indicou um Padre Administrador para a creche, Renato Aparecido da Cruz Souto, com tantos gastos e não tendo como manter a creche, o novo presidente achou melhor reduzir o quadro de funcionários e crianças.

A padaria atualmente está desativada, a igreja esta com outro projeto que esta sendo estudado para a reabertura da mesma.

Em 2017 a creche Madre Tereza atendeu 44 crianças com a faixa etária de 3 anos e 8 meses à 5 anos e 7 meses, entregamos uma parte do prédio que pertencia a Paróquia Santo Antonio ficando somente com um prédio. Com o novo corpo diretivo da creche, estamos promovendo eventos, organizando bazar, onde todos trabalham por um único objetivo, “Trazer as 40 ou mais crianças para a creche”.

No ano de 2018, o numero de atendimento passou para 76 crianças. Aumentando mais uma sala, no total de três salas de aulas. Readequando os espaços  da creche para o conforto e aconchego dos discentes. Ao final deste ano, a Diocese se desligou das atividades da creche.

Em 2019 com a nova diretoria, a creche está passando por uma reestruturação e com orçamento muito reduzido, pois passamos a pagar o aluguel do prédio, continuando com as 76 crianças, e com pretensão de aumentar mais crianças, para suprir a demanda de atendimento.

Fale Conosco!